24 julho 2009

Jornalista e leitor: novas formas de interação


No meio jornalístico, interação é a chave principal para um jornalista, pois significa aproximar a notícia do leitor de uma forma o qual os dois possam se relacionar, seja por identificação ou por apenas informação. Nos dias atuais, o profissional da comunicação apresenta dificuldades para prender seu público. Para isso, novas linguagens e formatos virtuais são os métodos para este alcance.
Ao analisar os jornais mais tradicionais das capitais, repórteres têm reciclado nos últimos anos o tipo de linguagem. Na editoria cultural, nota-se uma transparência quando opta pela coloquialidade ao invés de somente palavras mais formais. Para exemplificar, os gauchescos “bah, tri legal, tchê”, ou gírias juvenis como “rapaziada, é isso aí,” entre outros, podem qualificar um novo cantor ou criticar a sua maneira de vestir, fazendo que o leitor encontre nestas palavras uma aproximação com sua forma de pensar. Da mesma maneira, os colunistas diariamente parecem biografar em seus textos problemas do cotidiano mundial, fortalecendo a idéia de que seres humanos são iguais. Em vista disso, essa imagem só favorece a integração entre a imprensa e o público.
Com a agilidade da internet, outras ferramentas importantes estão nos meios virtuais. O youtube lidera o ranking de sites com o maior número de conteúdos, simplesmente pela facilidade de recorrer a históricos ou imagens recém divulgadas. Outra fórmula supostamente fabulosa para qualquer jornalista é o blog. Hoje, este espaço utiliza da criatividade do jornalista através de textos e imagens para fortalecer o contato com o seu leitor. Comparativamente, o Orkut não fica para trás, cuja popularidade é de extrema grandeza.

. Rafael dos Santos Munhos

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